segunda-feira, 9 de maio de 2016

CONSULTÓRIO: Tempos de qualidade com as criança - Parte II

(texto escrito por Isabel Leal, escritora e professora de meditação para crianças)


Parte II

O importante é que a maioria (do tempo passado em família) seja realmente marcado pela positiva.  Praticar meditação a sós e em família, mesmo que por 5 minutos, é importante. A disciplina diária e constante, sem falhas, levará a que a calma se instale e haja uniformidade familiar.

Estar exausto com as atividades laborais, familiares ou escolares é o mais usual. Há que contrariar estes momentos com ferramentas concretas. Ter esta opção na agenda fará dia após dia mudar o ritmo e as dificuldades, já que em estado de paz tomamos melhores decisões e opções.

Ensinar tudo isto aos mais pequenos é um milagre. Nestes momentos temos tempo de qualidade.

Outra sugestão vai para a hora que antecede a hora de deitar. Muitas crianças quando sentem que a hora de deitar está a chegar, entram num período absurdo de hiperatividade e os pais não sabem o que fazer.

Planear uma atividade mexida com as crianças de modo premeditado pode fazer pensar que vai atrair mais e mais desassossego, mas tal não é verdade na grande maioria dos casos. Cansar as crianças de maneira agradável pode rentabilizar o período antes de dormir. Será mais um momento de qualidade pois é constituído por jogos, caminhada ou leituras. Estas atividades distingem-se das outras porque a criança e o adulto devem estar já vestidos para dormir e com a higiene feita.  

Dar a entender às crianças com exatidão que momento vai ocorrer e seguir o exemplo com eles ajuda a que haja sentimento de ordem e respeito.

Um bom momento de qualidade é fazer do tempo de jantar algo de diferente e especial. Prepare jantares temáticos, vistam-se a rigor e envolva as crianças. Se não tiver tempo durante a semana, faça pelo menos uma vez por semana e ao fim de semana. Peça aos mais pequenos que disponham a mesa e, se forem muito pequenos, compre pratos e copos de plástico que facilitam a tarefa e têm cores engraçadas.

Quando as crianças estragam ou partem alguma coisa, não se zangue. Faz parte! Chame-os para lhes ensinar a construir e reparar, pois são momentos de aprendizagem muito importantes e didáticos.

Deixe-os participar mesmo que algumas vezes as coisas não fiquem perfeitas. Faça dos momentos de organização do quarto um jogo e partilhe sempre com os seus filhos os seus sentimentos e mais importante, os deles. Todas estas orientações podem tomar também lugar na sala de aula, na escola.

Em caso de alunos muito irrequietos, prepare aulas em conjunto com ele (s) e ajude-os a dar aula aos colegas ou a ajudar na sua exposição do dia. Envolva as crianças em atividades seguras mas diferentes todos os dias, como jardinagem, manutenção de uma horta, dispor a mesa para almoço ou arrumar uma biblioteca de A a Z... Crianças que têm tarefas sabem o que fazer e ocupam o seu tempo com mais critério e qualidade. Professores e alunos podem assim passar tempos de qualidade além das aulas e visitas de estudo.

Tempos de qualidade oferecem:

  • União entre adultos e crianças
  • Preparação eficaz e crescimento
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Autoestima
  • Autonomia
  • Autoafirmação
  • Organização
  • Anti-stress
  • Atitudes construtivas e proactivas
  • Serenidade e maturidade
  • Disponibilidade e abertura para receber estímulos externos
  • Aumento do índice de aprendizagem
  • Auto descoberta
  • Utilização e desenvolvimento das capacidades inatas
  • Afetos
  • Boa formação do sistema de segurança da criança


Isabel Leal
www.criancasdeumnovomundo.com


Podem ler a Parte I, aqui

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